Avaliação dos danos causados às sementes de soja [Glycine max (L.) Merrill] por Piezodorus guildinii (Westwood, 1837) (Hemiptera, Pentatomidae) em diferentes níveis e épocas de infestação
DOI:
https://doi.org/10.37486/0301-8059.v7i1.139Resumo
Os danos causados por Piezodurus guildiníi (Westwood, 1837)à soja. no que se refere à produção de sementes e percentagem de sementes danificadas, foram avaliados num experimento realizado no município de Guaíba, RS. em 1974/75. As infestações artificiais, utilizando-se gaiolas de isolamento (0.5m x 0,5m x 1,5m). consistiram de diferentes níveis e épocas de infestação.
O número de sementes é reduzido apenas quando as plantas são infestadas ininterruptamente, desde o florescimento pleno até o final da maturação fisiológica da semente (época IV), acentuando-se a redução com o aumento dos níveis de infestação. Além disso, a percentagem de sementes danificadas c elevada, chegando a 98% ao nível 10 de infestação. Nas demais épocas de infestação testadas, embora não ocorram variações significativas .10 número de sementes formadas, a percentagem de sementes danificadas já é elevada no menor nível de infestação testado, excetuando-se as infestações no florescimento pleno e início da formação tios legumes (época II, que não acarretaram uma percentagem expressiva de sementes danificadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
© Author(es) - Publicado pela Sociedade Entomológica do Brasil