Dinâmica populacional de adultos de Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) em canaviais do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.37486/0301-8059.v8i1.161Abstract
Acumulou-se dados regionais das flutuações populacionais de Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) efetuando levantamentos em quatro locais, no Estado de são Paulo de julho de 1974 a dezembro de 1977. Usou-se armadilhas de tipo lanterna, com fêmeas virgens como atraente, registrando as capturas diárias de machos. Optou- se pelas capturas por noites para os estudos comparativos.
Houve maior captura em cana que em milho e as capturas aumentaram quando aumentou o número de fêmeas virgens por armadilha. Nos canaviais registrou-se o pico populacional máximo em dezembro, picos secundários em julho-agosto e fevereiro e clara diminuição populacional de março a junho, No entanto, ressalta-se as grandes variações de um local a outro e de um ano a outro, sendo difícil definir uma situação pela média. Há relação destas variações com aquelas dos fatores climáticos (umidade e temperatura, especialmente). A interação destes e outros fatores climáticos, causam provavelmente as maiores variações, que são modificadas pelas variações na composição dos hospedeiros vegetais, determinando assim, outras variações menores.
A captura de machos foi mais satisfatória que a captura com armadilhas luminosas para comparar flutuações populacionais, pela sua maior especificidade e facilidade de operação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
© The author(s) - Published by Sociedade Entomológica do Brasil