Ação de diferentes acaricidas no controle do ácaro Dolichotetranychus floridanus (Banks, 1900) em mudas de abacaxizeiro 'perola'
DOI:
https://doi.org/10.37486/0301-8059.v7i2.155Resumo
Com o objetivo de avaliar a eficiência de alguns acaricidas no tratamento de mudas de abacaxi por imersão, de observar a distribuição dos ácaros no interior das mudas, servindo de indicador para futuras amostragens, e de determinar a ocorrência desta praga nas áreas cultivadas no Estado da Bahia, realizaou-se o presente trabalho. Os acaricidas utilizados foram o clorobenzilato, fosalone, fenitrotion, vamidotion, ometoato, mancozeb e etion. Os tempos de imersão utilizados foram três e seis minutos. Os produtos etion (0,11% p.a. - trés e seis minutos); ometoato (0,05% p.a. - seis min.; 0,03% p.a. - três e seis min.) e vamidotion (0,09% p.a. - três e seis min.; 0,03% p.a. - seis min.) foram significativamente mais eficientes do que outros tratamentos.
Os ácaros foram observados da 1ª até a 19ª folha, ocorrendo maior concentração entre a 5ª e 10ª, folhas. Constatou-se uma alta infestação e ampla distribuição do Dolichotetranychus floridanus nas regioes produtoras de abacaxi do Estado da Bahia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
© Author(es) - Publicado pela Sociedade Entomológica do Brasil